Páginas

DICAS


Sustentabilidade. Esta palavra está presente dia após dia em nosso cotidiano. Os projetos empresariais que atendem aos critérios de sustentabilidade vêm crescendo a cada dia e se espalhando pelo mundo.

Mas e você, sabe o que é ser sustentável? A sustentabilidade está em tudo e em todos. E ser sustentável é simplesmente encontrar formas de promover o uso dos recursos naturais, de maneira que prejudique menos possível o meio ambiente. Ter atitudes sustentáveis é apenas uma questão de hábito. E o mais interessante é que é possível fazer muita coisa para causar menos impacto ao meio ambiente e, ainda, economizar dinheiro.

Dicas, que todos (crianças, jovens e adultos) podem seguir. Confira:

Tomadas

Retire os equipamentos eletrônicos da tomada. A estimativa é de que aparelhos no modo stand-by consumam em média 15% da energia de uma casa.

Iluminação

Troque as lâmpadas. As incandescentes consomem mais energia. Já as fluorescentes, além de consumir menos energia, duram mais tempo. Mas é importante ressaltar que, as lâmpadas fluorescentes contêm substâncias tóxicas como o mercúrio e chumbo, então na hora do descarte elas merecem uma atenção especial.

Água

Ao escovar os dentes, feche a torneira. Quando fechamos a torneira na hora da escovação, o gasto de água fica em média de 1 a 2 litros. Caso contrário, você pode gastar até 12 litros de uma só vez.

Ar condicionado

Não o utilize durante horas, principalmente à noite. Se você dorme com ele ligado durante toda a noite, experimente ajustar o timer para ele desligar após algum tempo.

Banho

Diminua o tempo no banho. Ao terminar o banho um minuto antes do normal, você economiza de 3 a 6 litros de água. Pode parecer pouca, mas calculando esta quantidade gasta num ano, é muita água jogada fora.

Óleo de cozinha

Um litro de óleo de cozinha pode parecer pouco, mas descartado incorretamente polui até 25 mil litros de água. E, além disso, ele também pode entupir tubulações e encarece os processos de tratamento de água. Procure armazená-lo em garrafas e fazer a descrição correta.

Coleta de lixo

Tenha duas lixeiras na sua casa: uma para o lixo orgânico e a outra para o reciclável. Reciclar e reaproveitar são sempre boas ideias e ajudam você a repensar prioridades e práticas de consumo.

revista SuperInteressante